Avançar para o conteúdo principal
Vacheron Constantin - Métiers d'Art - Header

Métiers d'Art

Celebrando as técnicas decorativas aplicadas à relojoaria e à joalheria, os relógios da coleção Métiers d’Art se inspiram na arte, na história e na cultura. Sublimadas por mestres artesãos da Manufatura, essas verdadeiras obras de arte são provas de uma criatividade aberta para o mundo e de um savoir-faire transmitido de geração a geração.

A coleção “Les Aérostiers” e a incrível conquista do ar

Voar. Um sonho que remonta ao início da humanidade e que foi finalmente realizado no final do século XVIII. “Les Aérostiers" retraça uma exaltante epopeia em torno de cinco voos históricos realizados na França, nação pioneira na área. Para tal, os mestres artesãos também exploraram novos territórios criativos para contar a maravilhosa história desses aventureiros dos ares. Além da delicada técnica de gravação ramolayage, os mostradores são ornamentados com esmalte plique-à-jour, um savoir-faire raro utilizado pela Maison pela primeira vez. O acabamento é completo e magníficos balões em ouro gravados e microesculpidos à mão — até três semanas de trabalho foram necessárias para reproduzir toda a sutileza e os detalhes ornamentais — sobem delicadamente, enquanto o tempo é exibido no ritmo dos batimentos do calibre manufaturado 2460 G4.

Descobrir os relógios
A closer look at the gold hot air balloon, micro-sculpted by hand, on a translucent plique-à-jour enamel background.
The MÉTIERS D’ART COPERNIC SPHÈRES CÉLESTES 2460 RT watch in 18K white gold

A coleção “Copérnico Esferas Celestes 2460 RT” e a humanidade

Grande revolução astronômica na história da ciência: assim podemos descrever a teoria de Nicolau Copérnico, ilustre matemático e astrônomo. Com sua visualização original e suas decorações espetaculares, esta coleção homenageia uma das maiores descobertas da história da humanidade: o heliocentrismo. Provas da criatividade dos mestres artesãos da Vacheron Constantin, três modelos com execuções diferentes e savoir-faire únicos: a arte do esmalte Grand Feu, a arte da gravura, a arte combinada da gravura a laser e da gravura à mão sobre vidro de safira. Além de suas decorações ostensivamente barrocas, inspiradas nos atlas do céu, esses relógios são movidos por um movimento manufaturado que precisou de nada menos que três anos para ser projetado: o calibre 2460 RT.

Descobrir os relógios

A coleção “A Lenda do Zodíaco Chinês” e Jianzhi

Verdadeira homenagem a uma civilização imensa, a Vacheron Constantin celebra o Ano-Novo chinês com os signos do zodíaco. Apresentada em um ciclo de 12 anos, essa excepcional coleção dá à luz, a cada mês de fevereiro, uma nova obra. Serpente, cavalo, cabra, macaco, galo, cão, porco... são alternadamente destacados, propondo uma exibição do tempo das mais originais. Inspirando-se no Jianzhi, arte secular de recorte de papel, os mestres gravadores e esmaltadores interpretam perfeitamente os motivos e as decorações da iconografia tradicional chinesa para revelar um relevo sutil e intenso. A única diferença é que não se trata de papel, mas de ouro esculpido e gravado, coberto por esmalte Grand Feu, uma técnica criada em Genebra, ou quando a China e a Suíça entram em perfeita harmonia...

Descobrir os relógios
Sculpture of a snake in relief in yellow gold
Vacheron Constantin - Métiers d'Art - Métiers d’Art Mécaniques Ajourées
Métiers d’Art Mécaniques Ajourées

A coleção “Les Masques” e o mistério das civilizações

Há história mais bonita do que a da humanidade? Nascida de uma reflexão sobre o próximo e o distante, sobre o passado, o presente, o futuro e o eterno recomeço, “Les Masques” retoma mil anos de história dos quatro continentes. Doze máscaras da coleção do Museu Barbier-Mueller foram representadas a partir de uma placa de ouro esculpida e repousam majestosamente no centro do mostrador de cada relógio. Relevos entalhados, jogos de luz e transparência captaram toda a emoção dessas máscaras seculares. Além disso, cada peça possui um movimento manufaturado 2460 G4. Por fim, todo o talento do escritor Michel Butor foi necessário para ocultar a mensagem de uma civilização longínqua... O relógio tem segredos que só revela a seu proprietário.

Descobrir os relógios

A coleção “Homenagem aos Grandes Exploradores” e as viagens extraordinárias

Longas viagens devem ser retraçadas e contempladas com admiração. Contar as grandes explorações de Magellan, Marco Polo e Zheng Hé em um mostrador de relógio, tal é o desafio técnico e estético que nossos mestres artesãos enfrentaram com o talento que lhes é característico. Cada relógio oferece então a oportunidade de propor um esplêndido mostrador de dois níveis inspirado nos mapas dos exploradores. Voltando a trabalhar com o esmalte Grand Feu, esses verdadeiros artistas conseguiram fazer de cada mostrador uma peça única. Incrivelmente detalhada, a geografia dos trajetos apresenta uma perfeita homogeneidade de tons. Nesse contexto, a “heure vagabonde”, animada pelo movimento automático 1126AT, é a complicação perfeita para ilustrar o charme da viagem.

Descobrir os relógios
Vacheron Constantin - Métiers d'Art - A arte do guilhochê
A arte do guilhochê
Vacheron Constantin - Métiers d'Art - ORGANIZAR UMA VISITA À BOUTIQUE

ORGANIZAR UMA VISITA À BOUTIQUE

Seja para descobrir as nossas diversas coleções ou para obter orientações de nossos especialistas, nós respondemos a todas as suas perguntas.

Encontrar uma Boutique