Cuidados diários com o seu relógio

Como e quando dar corda em seu relógio

Relógio manual

Ao dar corda no relógio por meio da coroa, a energia assim gerada é transmitida à mola principal e armazenada no tambor. Em seguida, esta energia é redistribuída gradualmente por todo o movimento até alcançar os ponteiros, garantindo o funcionamento do relógio.

 

Recomenda-se dar corda em seu relógio todos os dias por volta da mesma hora a fim de fornecer a energia necessária ao bom funcionamento do movimento durante as 24 horas seguintes.

 

Caso seu relógio não seja usado com frequência, aconselhamos dar-lhe corda diariamente para que trabalhe de maneira contínua, evitando ajustes muito frequentes.

Relógio automático

A energia gerada pelos movimentos do pulso do usuário é transmitida à mola principal do tambor por meio da massa oscilante. Este processo substitui a corda manual por meio da coroa, indispensável nos relógios manuais. Em seguida, esta energia é redistribuída gradualmente por todo o movimento até alcançar os ponteiros.

 

Recomenda-se usar o relógio diariamente, pois o movimento natural do pulso permite mantê-lo trabalhando.

 

Se o relógio parar, a melhor maneira de reativá-lo é dando cerca de vinte voltas de corda pela coroa.

 

Caso não use seu relógio com frequência, recomendamos utilizar um “watch winder” adaptado a seu modelo, para que o relógio funcione de forma contínua.
Deste modo, você evitará ajustar as funções de seu relógio com tanta frequência.

Relógio a quartzo

Quando o quartzo é instalado em um circuito elétrico oscilante, tem a particularidade de vibrar a uma frequência extremamente elevada: 32 kHz. A energia assim produzida pela bateria é regulada e em seguida transmitida aos ponteiros.

 

Para evitar a parada súbita de seu relógio, convém trocar a bateria a cada dois anos. Se a bateria permanecer no relógio durante muitos anos, poderá vazar e acarretar sérios danos ao movimento.

 

O manual de utilização, cuja leitura atenta recomendamos vivamente, fornecerá as informações necessárias para a melhor utilização do relógio e da pulseira.