Mecenato e Parcerias Culturais

Opéra national de Paris

A Vacheron Constantin é o mecenas da Opéra national de Paris desde 2007 e compartilha com esta instituição a arte da precisão, da renovação e do deslumbramento. Uma arte cuja maestria, ao mesmo tempo técnica e estética, é orquestrada por uma multitude de ofícios. Os primeiros anos de nosso engajamento servem assim para assegurar a perenidade dos Ateliers d’Art e para sustentar as produções da Opéra national de Paris. Em relojoaria como na Ópera, a realização é uma história humana, rica em know-how perpetuados e compartilhados.

Garantir a continuidade dos Ateliers d’Art e apoiar as produções da Ópera de Paris.

Datas-chaves do mecenato:

Outubro de 2007:

A Vacheron Constantin oferece à Opéra national de Paris um relógio monumental chamado “Laudator Temporis”. Concebida pelo artista-pintor originário de Neuchâtel Ivan Moscatelli, esta obra, composta de 56 vitrais coloridos feitos artesanalmente, foi realizada pelo Mestre-vidreiro Werner Weyhe. Este relógio pode ser admirado hoje na Opéra Bastille.

Dezembro de 2008:

A Vacheron Constantin recebe várias centenas de convidados na Opéra Bastille para a estreia de “Hommage à Maurice Béjart”. A manufatura está orgulhosa de poder honrar a memória e o talento deste excepcional dançarino e coreógrafo que revolucionou a dança no século XX. O movimento se situa no coração da relojoaria e das coreografias de Maurice Béjart que declara : “O pensamento é movimento. Um ballet é de fato uma estrutura de pensamento. A música é o pensamento audível, a dança é o pensamento visível…”

Novembro de 2010:

Para comemorar seus 30 anos, a AROP - Association pour le Rayonnement de l’Opéra de Paris (Associação para a Divulgação da Opéra de Paris) organiza com o apoio da Vacheron Constantin, uma grande noite de Gala no Palais Garnier. Nesta ocasião, a manufatura coloca à disposição seus artesãos-artistas para realizar uma peça única que reproduz integralmente os 200 m2 e mais de 180 personagens do teto de Chagall na técnica ancestral originária de Genebra: a pintura miniatura em esmalte “Grand Feu”. Este relógio, intitulado “Homenagem aos compositores ilustres” é o primeiro da coleção Métiers d’Art - Chagall e Opéra de Paris.

Temporada 2011-2012:

Em fevereiro de 2012, a Vacheron Constantin foi o mecenas do “Dîner des Etoiles” organizado pela AROP - Association pour le Rayonnement de l’Opéra de Paris (Associação para a Divulgação da Ópera de Paris) no Palais Garnier, com o intuito de apoiar – depois de dez anos de ausência – o grande retorno do ballet da Opéra de Paris aos Estados Unidos.

Vinte e cinco apresentações excepcionais foram previstas em Chicago, Washington e Nova Iorque durante os meses de junho e julho de 2012.

Abril de 2013 :

Os convidados da Vacheron Constantin participaram, entre cerca de 2.000 pessoas, da noite de gala em comemoração ao tricentenário da Ecole Française de Danse, em um Palais Garnier decorado com mil flores. Uma apresentação única que reuniu obras do repertório e duas criações interpretadas pelos jovens dançarinos da Ecole, assim como pelas estrelas do Ballet da Opéra National de Paris.

Vacheron Constantin celebra a abertura de sua boutique parisiense com dois eventos excepcionais

www.operadeparis.fr/en