Journées Européennes des Métiers d’Art 2013 (Jornadas Europeias dos Ofícios Artesanais 2013)

abril 2013

Journées Européennes des Métiers d’Art 2013 (Jornadas Europeias dos Ofícios Artesanais 2013)
Desde 2011, a Vacheron Constantin associa seu nome às Journées des Métiers d’Art (Jornadas dos Ofícios Artesanais), que asseguram a promoção e a transmissão da cultura de mais de duzentos savoir-faire, alguns deles seculares. Para a edição de 2013, a Manufatura renova com fervor sua atuação junto ao Institut National des Métiers d’Art (Instituto Nacional de Ofícios Artesanais) enquanto mecenas das Journées Européennes des Métiers d’Art (Jornadas Europeias dos Ofícios Artesanais) não apenas na França, mas também em Milão, Londres e Genebra.

Pela primeira vez em Londres, de 4 a 6 de abril, e em parceria com a Walpole, órgão de referência na Grã Bretanha que promove a excelência do luxo britânico e encarrega os artesãos e a sua generosidade da transmissão dos valores e do gesto preciso. A Vacheron Constantin apoiará a exposição “Crafted – Makers of the Exceptional” na Somerset House, que ressaltará a excelência dos ofícios artesanais.

Na França, de 5 a 7 de abril, em parceria com o Institut National des Métiers d’Art (Instituto Nacional dos Ofícios Artesanais), a Vacheron Constantin apoiará especialmente a exposição no Palais de Tokyo sobre o tema “Le Temps de la création” (“O Tempo da criação”), a fim de demonstrar que os ofícios artesanais se inscrevem plenamente na modernidade.

Em Milão, de 6 a 14 de abril, em parceria com a Fondazione Cologni dei Mestieri d’Arte, a Vacheron Constantin convida apaixonados e principiantes ao Superstudio 13 para a exposição “Arts & Crafts & Design – le Temps vu par Alessandro Mendini et ses artisans” (“Arts & Crafts & Design – o Tempo visto por Alessandro Mendini e seus artesãos”), concebida por um dos mais eminentes designers italianos, que inicia um diálogo inédito entre o design, as artes e os ofícios artesanais sobre o tema do Tempo e revela como esses ofícios se inscrevem plenamente na criação contemporânea.

Por fim, em Genebra, de 5 a 7 de abril, em parceria com a administração municipal de Genebra, com o tema “L’envers du décor” (“Os bastidores”) levará dez instituições culturais a revelar seus bastidores e a convidar o público para um diálogo com mestres dos ofícios artesanais. A Vacheron Constantin participará especialmente de uma exposição no Musée d’Art et d’Histoire de la ville de Genève (Museu de Arte e de História da Cidade de Genebra) que destacará criações e demonstrações daquelas instituições.

Cada uma dessas manifestações constitui um encontro atemporal no qual se congregam minúcia, precisão, excelência e beleza. É uma ocasião única para se tomar consciência de uma herança cuja preservação é essencial, mas também para imaginar todas as possibilidades de fazê-la viver em simbiose com os valores que, hoje, são os nossos.

www.journeesdesmetiersdart.com

Coleção “Métiers d’Art - Florilège”

Coleção “Métiers d’Art - Florilège”

Trabalho do mestre esmaltador

Trabalho do mestre esmaltador

Trabalho do mestre guilhochador

Trabalho do mestre guilhochador

Trabalho do mestre engastador

Trabalho do mestre engastador