Jornadas Europeias dos Ofícios Artesanais Abril 2016

Março 2016

Jornadas Europeias dos Ofícios Artesanais Abril 2016

Pelo sexto ano consecutivo, a Vacheron Constantin renova seu apoio às Journées Européennes des Métiers d’Art (Jornadas Europeias dos Ofícios Artesanais). Estes encontros europeus proporcionam ao público a oportunidade de descobrir os atores de savoir-faire seculares, por vezes desconhecidos ou esquecidos. Através deste evento excepcional na França, na Itália e na Suíça, a Manufatura reafirma seu compromisso com a difusão e a perpetuação dos Ofícios Artesanais.

FRANÇA

Na França, a Maison apoia a exposição inaugural das JEOA 2016 "L’Empreinte du Geste", realizada em parceria com o Institut National des Métiers d’Art (INMA) e apresentada no Musée des Arts Décoratifs em Paris de 29 de março a 3 de abril de 2016. Uma impressão humana ilustrada em 5 etapas através do gesto de 18 criadores excepcionais: o testemunho da paixão, o selo de design criativo, a expressão da invenção, a partilha do sentido de beleza e a memória do intercâmbio. Um evento que, em seu conceito original, afirma a contemporaneidade dos ofícios artesanais e seu papel criativo, social e econômico, numa perspetiva de futuro.

http://www.institut-metiersdart.org

ITÁLIA

Na Itália, de 1 a 3 de abril em Milão, em parceria com a Fondazione Cologni dei Mestieri d’Arte e a Trienal de Milão, a Vacheron Constantin apoia a XXI Trienal de Milão “21st Century. Design After Design", que acontecerá de 2 de abril a 12 de setembro, através da exposição do Pavilhão “New Craft” na Fabbrica del Vapore. O projeto do Pavilhão “New Craft”, criado e desenvolvido por Stefano Micelli, destaca o encontro entre inovação tecnológica e savoir-faire, Este Pavilhão de excelência acolherá de 2 de abril a 31 de maio de 2016, a exposição “Mutations” patrocinada pela Vacheron Constantin na ocasião das JEOA 2015, em parceria com o Institut National des Métiers d’Art e o Musée des Arts Décoratifs em Paris. “Mutations” coloca em perspectiva nove objetos inspirados em peças patrimoniais do Musée des Arts Décoratifs de Paris e realizados por coletivos de artistas e artesãos de todas as esferas. Este projeto instaura um diálogo entre o artista e o artesão, combinando tradição e experimentação.

De 1 a 3 de abril, as JEOA, realizadas sob o patrocínio da cidade de Milão, também permitem ao público desfrutar de demonstrações dos artesãos em diversos ateliês da região da 5Vie, abertos excepcionalmente. 

http://www.fondazionecologni.it/

SUÍÇA

Na Suíça, a Vacheron Constantin apoiará os Cantões de Vaud, do Jura, de Neuchatel e, especialmente, a cidade de Genebra. De 15 a 17 de abril, a Manufatura tem a honra de apresentar a exposição "Arts & Crafts & Design. Le temps vu par Alessandro Mendini et ses artisans" no Museu de Arte e História de Genebra, realizada em parceria com a Fondazione Cologni dei Mestieri d’Arte. Inspirada no tema do Tempo, esta exposição ilustra o diálogo de um grande artista-designer com treze mestres da arte italianos e apresenta os ofícios que fazem parte natural da criação contemporânea. Pelo segundo ano consecutivo, a Vacheron Constantin abre as portas de sua Maison histórica em “l’Ile” e propõe aos visitantes a descoberta de demonstrações de seus artesãos: mestres guilhochadores, esmaltadores e relojoeiro. O grande público também poderá visitar a exposição “L’Elégance en mouvement” e sua admirável seleção de relógios oriundos da coleção do Patrimônio da Manufatura. Aliás, as JEOA 2016 permitirão que mais de cinquenta instituições e ateliês de artesãos do Cantão de Genebra abram suas portas ao público.

No Cantão de Vaud, de 15 a 17 de abril, quarenta ateliês serão abertos ao público e o espaço Arlaud de Lausanne proporcionará demonstrações e encontros com os artesãos, dentre os quais um Mestre gravador da Vacheron Constantin.

De 22 a 24 abril, no Cantão de Neuchâtel, vinte ateliês abrirão suas portas, representando cerca de trinta ofícios, dentre os quais os de esmaltadores, gravadores e engastadores. Duas escolas de formação em Ofícios Artesanais também participarão do evento. Sete ofícios ganharão destaque no Cantão do Jura de 23 a 24 de abril. O Musée jurassien d'art et d'histoire em Delémont e o Hôtel-Dieu em Porrentruy também participarão destas jornadas, revelando seus bastidores e objetos emblemáticos do savoir-faire artesanal.

http://www.journeesdesmetiersdart.eu/

logos-JEMA-3

Carreaux_08_Guillochage

De 15 a 17 de abril: Demonstração de um Mestre guilhochador na Maison em “l’Ile” da Vacheron Constantin

De 15 a 17 de abril: Demonstração de um Mestre guilhochador na Maison em “l’Ile” da Vacheron Constantin

Sartoriales_32_Email

De 15 a 17 de abril: Demonstração de um Mestre esmaltador na Maison em "l’Ile" da Vacheron Constantin

De 15 a 17 de abril: Demonstração de um Mestre esmaltador na Maison em "l’Ile" da Vacheron Constantin

mackingofcuir_movement

De 15 a 17 de abril: Demonstração de um Mestre Relojoeiro na Maison em “l’Ile” da Vacheron Constantin

De 15 a 17 de abril: Demonstração de um Mestre Relojoeiro na Maison em “l’Ile” da Vacheron Constantin

Capture580_2

De 2 de abril a 12 de setembro de 2016: em parceria com a Fondazione Cologni dei Mestieri d’Arte apoio ao Pavilhão "New Craft" da XXI Trienal de Milão “21st Century. Design After Design”.

De 2 de abril a 12 de setembro de 2016: em parceria com a Fondazione Cologni dei Mestieri d’Arte e a Trienal de Milão, apoio ao Pavilhão "New Craft" da XXI Trienal de Milão “21st Century. Design After Design”. De 2 de abril a 31 de maio de 2016: exposição “Mutations” patrocinada pela Vacheron Constantin, na ocasião das JEOA 2015 em parceria com o Institut National des Métiers d’Art e o Musée des Arts Décoratifs em Paris.

_V3A8405

De 15 a 17 abril de 2016: Exposição "Arts & Crafts & Design: Le temps vu par Alessandro Mendini et ses artisans" no Museu de Arte e História de Genebra.

De 15 a 17 abril de 2016: Exposição "Arts & Crafts & Design: Le temps vu par Alessandro Mendini et ses artisans" no Museu de Arte e História de Genebra.

empreinte_du_geste

De 29 março a 3 de abril de 2016: em parceria com o Institut National des Métiers d’Art (INMA), Exposição "L’Empreinte du Geste" no Musée des Arts Décoratifs em Paris.

De 29 março a 3 de abril de 2016: em parceria com o Institut National des Métiers d’Art (INMA), Exposição "L’Empreinte du Geste" no Musée des Arts Décoratifs em Paris.